Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+3
Pontius Pilatus
Stephano
Anarkion
7 participantes

    Crise na Democracia

    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 06.11.08 14:21

    Só para botar lenha na fogueira... e a democracia, não está dando sinais de cansaço? Li alguns artigos de sociológos afirmando que as pessoas estão cada vez mais indiferentes ou até mesmo contrárias a democracia... bem vendo o mundo como está não é surpresa...
    Stephano
    Stephano
    1º Tenente
    1º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 962
    Idade : 33
    Localização : Israel
    Profissão : Judeu
    Humor : Judaico
    Data de inscrição : 03/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Stephano 06.11.08 14:57

    Anarkion escreveu:Só para botar lenha na fogueira... e a democracia, não está dando sinais de cansaço? Li alguns artigos de sociológos afirmando que as pessoas estão cada vez mais indiferentes ou até mesmo contrárias a democracia... bem vendo o mundo como está não é surpresa...

    Bom, se nâo fosse pela democracía, nâo haveria pessoas simpatizantes dos totalitarismos xD
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 06.11.08 22:46

    Gostei do tema levantado pelo Anarkion e resolvi desmembrá-lo de seu antigo tópico "Por que do Declínio da Monarquia".
    yandeara
    yandeara
    Capitão
    Capitão


    Masculino
    Número de Mensagens : 1198
    Idade : 35
    Localização : Belém
    Profissão : Ditador de Ferias.
    Humor : Na manha!
    Data de inscrição : 08/10/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por yandeara 07.11.08 11:52

    Acho que não é bem a Democracia que ta falida, mais sim a forma como a Democracia de alguns países funciona... afinal não têm como tu comparar a Democracia do EUA, por exemplo, com a Democracia Brasileira (la eles têm uns 300 Plebecitos, que realmente serve pra definir novas normas, etc... No Brasil os plabecitos não servem pra nada pratico, e fora que sempre é uma vez na vida outra na morte).
    Partigiano
    Partigiano
    Subtenente
    Subtenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 590
    Idade : 33
    Localização : Paranaguá - PR / Brasil
    Profissão : Estudante
    Humor : wtf?
    Data de inscrição : 09/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Partigiano 07.11.08 12:57

    Não, o descontentamento é com os problemas do mundo, e eles vão aumentando na medida em que aumentam também a globalização e a sensibilização humana. E os problemas do mundo não são causas da Democracia.

    A diferença é que na Democracia as pessoas podem expressar seu descontentamento.
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 07.11.08 23:04

    yandeara escreveu:Acho que não é bem a Democracia que ta falida, mais sim a forma como a Democracia de alguns países funciona... afinal não têm como tu comparar a Democracia do EUA, por exemplo, com a Democracia Brasileira (la eles têm uns 300 Plebecitos, que realmente serve pra definir novas normas, etc... No Brasil os plabecitos não servem pra nada pratico, e fora que sempre é uma vez na vida outra na morte).

    É verdade, aqui por exemplo, não existe nenhuma Flórida para decidir uma eleição presidencial! Razz
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 07.11.08 23:34

    Partigiano escreveu:Não, o descontentamento é com os problemas do mundo, e eles vão aumentando na medida em que aumentam também a globalização e a sensibilização humana. E os problemas do mundo não são causas da Democracia.

    A diferença é que na Democracia as pessoas podem expressar seu descontentamento.

    Discordo. Sim, os problemas do mundo geram descontentamento, mas é inegável que nossas democracias estão se tornando mancas. Aliás, isso já ocoreu antes. Muitas pessoas não tem paciencia para os joguetes politicos e anseiam por reformas rápidas. Os esquemas de altas somas de dinheiro envolvidas em campanha que impossibilitam pessoas comuns de se candidatarem é mais outro problema, assim como o grande controle que grupos privados tem sobre seus candidatos.

    Eu por exemplo, nem voto mais, acho total perda de tempo. Nada muda de um político para outro, de um partido para outro...
    yandeara
    yandeara
    Capitão
    Capitão


    Masculino
    Número de Mensagens : 1198
    Idade : 35
    Localização : Belém
    Profissão : Ditador de Ferias.
    Humor : Na manha!
    Data de inscrição : 08/10/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por yandeara 08.11.08 9:01

    O que ta falido não é o sist.politico, mais sim o sist.economico...

    e outra que Democracia de fato so funciona se for Participativa!!!...
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 08.11.08 12:15

    A democracia é uma grande utopia...
    O grande problema é que para muitos ela sempre foi possível de ser alcançada... Assim como a imparcialidade nos estudos científicos.

    Não estou dizendo que devamos abandonar a idéia de tentar viver num sistema democrático, só acho que devámos ter um pé no chão e sabermos que esse sistema é pura quimera! Ao saber disso, teremos mais cuidado na definição dos princípios democráticos e assim, paradoxalmente, viveríamos numa verdadeira democracia.
    Partigiano
    Partigiano
    Subtenente
    Subtenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 590
    Idade : 33
    Localização : Paranaguá - PR / Brasil
    Profissão : Estudante
    Humor : wtf?
    Data de inscrição : 09/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Partigiano 08.11.08 14:53

    Anarkion escreveu:
    Partigiano escreveu:Não, o descontentamento é com os problemas do mundo, e eles vão aumentando na medida em que aumentam também a globalização e a sensibilização humana. E os problemas do mundo não são causas da Democracia.

    A diferença é que na Democracia as pessoas podem expressar seu descontentamento.

    Discordo. Sim, os problemas do mundo geram descontentamento, mas é inegável que nossas democracias estão se tornando mancas. Aliás, isso já ocoreu antes. Muitas pessoas não tem paciencia para os joguetes politicos e anseiam por reformas rápidas. Os esquemas de altas somas de dinheiro envolvidas em campanha que impossibilitam pessoas comuns de se candidatarem é mais outro problema, assim como o grande controle que grupos privados tem sobre seus candidatos.

    Eu por exemplo, nem voto mais, acho total perda de tempo. Nada muda de um político para outro, de um partido para outro...
    Eu disse que sempre haverá descontentamento. Os sistemas não são perfeitos en em Jesus Cristo conseguiu agradar a todos. Se estamos numa ditadura, descontenta-se com a opressão, se estamos numa democracia, descontenta-se com a falsa liberdade e muitas vezes com a instabilidade.

    Porém, o trunfo da democracia é que ela não precisa acabar para acabarem também as fontes de descontentamento. É um sistema flexível, mutável, ao contrário das ditaduras, monarquias absolutistas, etc etc etc...
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 08.11.08 18:19

    Partigiano escreveu:
    Anarkion escreveu:
    Partigiano escreveu:Não, o descontentamento é com os problemas do mundo, e eles vão aumentando na medida em que aumentam também a globalização e a sensibilização humana. E os problemas do mundo não são causas da Democracia.

    A diferença é que na Democracia as pessoas podem expressar seu descontentamento.

    Discordo. Sim, os problemas do mundo geram descontentamento, mas é inegável que nossas democracias estão se tornando mancas. Aliás, isso já ocoreu antes. Muitas pessoas não tem paciencia para os joguetes politicos e anseiam por reformas rápidas. Os esquemas de altas somas de dinheiro envolvidas em campanha que impossibilitam pessoas comuns de se candidatarem é mais outro problema, assim como o grande controle que grupos privados tem sobre seus candidatos.

    Eu por exemplo, nem voto mais, acho total perda de tempo. Nada muda de um político para outro, de um partido para outro...
    Eu disse que sempre haverá descontentamento. Os sistemas não são perfeitos en em Jesus Cristo conseguiu agradar a todos. Se estamos numa ditadura, descontenta-se com a opressão, se estamos numa democracia, descontenta-se com a falsa liberdade e muitas vezes com a instabilidade.

    Porém, o trunfo da democracia é que ela não precisa acabar para acabarem também as fontes de descontentamento. É um sistema flexível, mutável, ao contrário das ditaduras, monarquias absolutistas, etc etc etc...


    Mas não estamos falando de fato sobre o fim da democracia e sim que ela passa por uma crise perante o olhar das pessoas e nisso eu concordo, cada vez mais pessoas com quem converso se mostram descreditados com o processo democratico e isso é um problema, pois partidos absolutistas podem se alimentar disso para tomar o poder e aí sim, concordo contigo, não acho que seja uma troca saudável.
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 08.11.08 18:24

    Pontius Pilatus escreveu:A democracia é uma grande utopia...
    O grande problema é que para muitos ela sempre foi possível de ser alcançada... Assim como a imparcialidade nos estudos científicos.

    Não estou dizendo que devamos abandonar a idéia de tentar viver num sistema democrático, só acho que devámos ter um pé no chão e sabermos que esse sistema é pura quimera! Ao saber disso, teremos mais cuidado na definição dos princípios democráticos e assim, paradoxalmente, viveríamos numa verdadeira democracia.

    Eu penso como Platão, o grande problema da democracia é ela cair nas mãos de demagogos, tornando-se uma ditadura de massas. Ele previu isso e foi o que de fato aconteceu em Atenas no periodo da guerra do peloponeso. Não acho que a Democracia em si seja uma Utopia, mas não acredito que ela seja perfeita. Se nossa democracia se aproximasse mais do perfil Ateniense, seria mais proveitoso. A democracia precisa ser participativa e não assim com está hoje... onde você simplesmente escolhe quem você vai obedecer e nada mais.


    Última edição por Anarkion em 08.11.08 18:33, editado 1 vez(es)
    Partigiano
    Partigiano
    Subtenente
    Subtenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 590
    Idade : 33
    Localização : Paranaguá - PR / Brasil
    Profissão : Estudante
    Humor : wtf?
    Data de inscrição : 09/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Partigiano 08.11.08 18:28

    Hm... entendi. Mas discordo.

    Não acho que exista crise, nem que passamos por uma fase de descrédito da democracia. O descrédito é com os políticos, não com o sistema democrático. Ok, os políticos que conhecemos são frutos do sistema democrático, mas é justamente esse sistema democrático que permite ao povo ter descrédito, simplesmente porque ele tem acesso à informações e pode questionar.

    Então a crise não é sobre o sistema democrático, mas sim sobre os políticos que fazem parte dele.
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 08.11.08 18:30

    Partigiano escreveu:Hm... entendi. Mas discordo.

    Não acho que exista crise, nem que passamos por uma fase de descrédito da democracia. O descrédito é com os políticos, não com o sistema democrático. Ok, os políticos que conhecemos são frutos do sistema democrático, mas é justamente esse sistema democrático que permite ao povo ter descrédito, simplesmente porque ele tem acesso à informações e pode questionar.

    Então a crise não é sobre o sistema democrático, mas sim sobre os políticos que fazem parte dele.

    Não exatamente. Nossa democarcia sim está crise. As pessoas querem participar, não apenas votar, entende? Não é só questão de políticos, mas de como ela está estruturada para na verdade manter os grupos dominates no poder, sobre a bandeira de uma igualdade que não é verdadeira.
    Partigiano
    Partigiano
    Subtenente
    Subtenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 590
    Idade : 33
    Localização : Paranaguá - PR / Brasil
    Profissão : Estudante
    Humor : wtf?
    Data de inscrição : 09/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Partigiano 08.11.08 18:37

    Anarkion escreveu:
    Não exatamente. Nossa democarcia sim está crise. As pessoas querem participar, não apenas votar, entende? Não é só questão de políticos, mas de como ela está estruturada para na verdade manter os grupos dominates no poder, sobre a bandeira de uma igualdade que não é verdadeira.
    Esse é um erro lógico. As pessoas não estão querendo nem votar, quanto mais participar. E isso é, aí sim, um efeito da estrutura democrática brasileira, que com uma mão firma uma estrutura de dominação elitista e com outra causa conscientemente um descrédito com os políticos e com a própria política.
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 08.11.08 20:54

    Anarkion escreveu:
    Eu penso como Platão, o grande problema da democracia é ela cair nas mãos de demagogos, tornando-se uma ditadura de massas. Ele previu isso e foi o que de fato aconteceu em Atenas no periodo da guerra do peloponeso. Não acho que a Democracia em si seja uma Utopia, mas não acredito que ela seja perfeita. Se nossa democracia se aproximasse mais do perfil Ateniense, seria mais proveitoso. A democracia precisa ser participativa e não assim com está hoje... onde você simplesmente escolhe quem você vai obedecer e nada mais.

    Só tem um problema, na democracia ateniense nem todos os indivíduos eram considerados cidadãos. Logo, a democracia ficava restrita a um grupo seleto de cidadãos...
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 08.11.08 21:05

    Partigiano escreveu:
    Esse é um erro lógico. As pessoas não estão querendo nem votar, quanto mais participar. E isso é, aí sim, um efeito da estrutura democrática brasileira, que com uma mão firma uma estrutura de dominação elitista e com outra causa conscientemente um descrédito com os políticos e com a própria política.

    Completando o argumento do Partigiano:
    Esse fato não é só restrito ao Brasil, não é a toa que Saramago escreveu "Ensaios sobre Lucidez", onde de uma forma bem humorada, o autor descreve, através de uma eleição num país imaginário, a ruptura definitiva entre os eleitores e o poder político.
    Se um português está escrevendo sobre isso, é sinal que as coisas também não estão tão boas fora do Brasil...
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 09.11.08 14:54

    Pontius Pilatus escreveu:
    Anarkion escreveu:
    Eu penso como Platão, o grande problema da democracia é ela cair nas mãos de demagogos, tornando-se uma ditadura de massas. Ele previu isso e foi o que de fato aconteceu em Atenas no periodo da guerra do peloponeso. Não acho que a Democracia em si seja uma Utopia, mas não acredito que ela seja perfeita. Se nossa democracia se aproximasse mais do perfil Ateniense, seria mais proveitoso. A democracia precisa ser participativa e não assim com está hoje... onde você simplesmente escolhe quem você vai obedecer e nada mais.

    Só tem um problema, na democracia ateniense nem todos os indivíduos eram considerados cidadãos. Logo, a democracia ficava restrita a um grupo seleto de cidadãos...

    Mas isso é indiferente Pilatus. Não estou dizendo que deveriamos ter os mesmos julgamentos dos atenienses... apenas pegar o melhor de seus sitema democrático em si.
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 09.11.08 14:58

    Pontius Pilatus escreveu:
    Partigiano escreveu:
    Esse é um erro lógico. As pessoas não estão querendo nem votar, quanto mais participar. E isso é, aí sim, um efeito da estrutura democrática brasileira, que com uma mão firma uma estrutura de dominação elitista e com outra causa conscientemente um descrédito com os políticos e com a própria política.

    Completando o argumento do Partigiano:
    Esse fato não é só restrito ao Brasil, não é a toa que Saramago escreveu "Ensaios sobre Lucidez", onde de uma forma bem humorada, o autor descreve, através de uma eleição num país imaginário, a ruptura definitiva entre os eleitores e o poder político.
    Se um português está escrevendo sobre isso, é sinal que as coisas também não estão tão boas fora do Brasil...

    É por aí. A falta de capacidade participativa, faz com que todos percam a fé no sistema democratico. Por isso vemos hoje as pessoas sem vontade de votar... porque perderam a fé na estrutura. E não é só aqui no Brasil... o parlamento europeu vem passando por uma grande crise de credibilidade perante os mesmos.
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 09.11.08 15:33

    Anarkion escreveu:
    Pontius Pilatus escreveu:
    Só tem um problema, na democracia ateniense nem todos os indivíduos eram considerados cidadãos. Logo, a democracia ficava restrita a um grupo seleto de cidadãos...

    Mas isso é indiferente Pilatus. Não estou dizendo que deveriamos ter os mesmos julgamentos dos atenienses... apenas pegar o melhor de seus sitema democrático em si.

    O modelo ateniense só deu "certo" porque o número de cidadãos era limitado cara...
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 09.11.08 15:34

    Anarkion escreveu:É por aí. A falta de capacidade participativa, faz com que todos percam a fé no sistema democratico. Por isso vemos hoje as pessoas sem vontade de votar... porque perderam a fé na estrutura. E não é só aqui no Brasil... o parlamento europeu vem passando por uma grande crise de credibilidade perante os mesmos.

    Pelo que entendi, esse é um ponto de acordo entre mim, Partigiano e você...
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 09.11.08 18:56

    Pontius Pilatus escreveu:
    Anarkion escreveu:
    Pontius Pilatus escreveu:
    Só tem um problema, na democracia ateniense nem todos os indivíduos eram considerados cidadãos. Logo, a democracia ficava restrita a um grupo seleto de cidadãos...

    Mas isso é indiferente Pilatus. Não estou dizendo que deveriamos ter os mesmos julgamentos dos atenienses... apenas pegar o melhor de seus sitema democrático em si.

    O modelo ateniense só deu "certo" porque o número de cidadãos era limitado cara...

    Não necessariamente. Mas é o que eu disse cara, o que importa é a idéia. Teriamos capacidade intelectual para adaptarmos a esencia para os dias atuais, uma idéia por exemplo é separar uma cidade em distritos com maior autonomia, cada cidadão votaria questões ligadas ao seu distrito e em eventual casos macro a coisa poderia ser decidida por colégios eleitorais.
    Anarkion
    Anarkion
    2º Sargento
    2º Sargento


    Masculino
    Número de Mensagens : 260
    Idade : 39
    Localização : Fora da Caverna
    Profissão : Músico, escritor, discípulo de Noam Chomsky. Filósofo nas horas vagas
    Humor : Inglês
    Data de inscrição : 29/09/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Anarkion 09.11.08 19:00

    Pontius Pilatus escreveu:
    Anarkion escreveu:É por aí. A falta de capacidade participativa, faz com que todos percam a fé no sistema democratico. Por isso vemos hoje as pessoas sem vontade de votar... porque perderam a fé na estrutura. E não é só aqui no Brasil... o parlamento europeu vem passando por uma grande crise de credibilidade perante os mesmos.

    Pelo que entendi, esse é um ponto de acordo entre mim, Partigiano e você...

    Basicamente sim, estamos de acordo em alguns pontos. O que muda é que Partigiano defende mais idéia de que seriam os políticos que estariam desacreditos e não a democracia em si, eu já acredito que ambas as coisas estão ligadas, que ao que parece é o que você acredita também, se não fiz leitura errada.
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 09.11.08 21:07

    Achei um pouco anacrônica essa sua idéia em tomar os conceitos da democracia ateniense para a nossa atual.

    Anarkion escreveu:
    (...) uma idéia por exemplo é separar uma cidade em distritos com maior autonomia, cada cidadão votaria questões ligadas ao seu distrito e em eventual casos macro a coisa poderia ser decidida por colégios eleitorais.


    Quanto a idéia da votação por distrito ela já existe, e se chama Voto Distrital ou Voto Distrital Misto. Esses sistemas eleitorais são realidade de países como Inglaterra e Alemanha.
    Na Inglaterra (Voto Distrital) o país é dividido em pequenas regiões, onde cada partido lança seus
    candidatos. O mais votado em cada uma é eleito.
    Alemanha (voto Distrital Misto) é uma mistura do Sistema Distrital com o Sistema Proporcional: uma porcentagem é eleita pelos distritos e outra, por
    eleições proporcionais.
    Pontius Pilatus
    Pontius Pilatus
    2º Tenente
    2º Tenente


    Masculino
    Número de Mensagens : 822
    Idade : 37
    Localização : Rep. de Veneza
    Profissão : Doge-Papa de Veneza; Rei de Wüttemberg e Pontifex Maximus nas horas vagas...
    Data de inscrição : 23/08/2008

    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Pontius Pilatus 09.11.08 21:09

    Anarkion escreveu:
    Basicamente sim, estamos de acordo em alguns pontos. O que muda é que Partigiano defende mais idéia de que seriam os políticos que estariam desacreditos e não a democracia em si, eu já acredito que ambas as coisas estão ligadas, que ao que parece é o que você acredita também, se não fiz leitura errada.

    No que diz respeito a minha opinião, você entendeu corretamente...
    Acredito que o sistema como um todo (Políticos e Democracia) são objeto do descrédito da população!

    Conteúdo patrocinado


    Crise na Democracia Empty Re: Crise na Democracia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26.04.24 11:39